quinta-feira, 27 de agosto de 2009

coisas da vida...





Realmente este mês de agosto não foi esculpido para mim. Alguns acontecimentos desagradáveis aconteceram. Tentei arrumar um emprego, mas não deu certo; tivemos um desentendimento com os vizinhos e com isso faremos nossa quarta mudança o ano, visto que nossa casa foi assaltada.


Não! Segundo a polícia foi um furto seguido de arrombamento, já que não estávamos na casa e os ladrões fizeram a festa sem uso de violência. Tínhamos ido passar 4 dias na minha cidade, para acompanhar o nascimento do filho de uma prima minha e passsearmos um pouco, pois meu marido estava de férias e ao retornarmos fomos surpreendidos!


A casa estava do avesso...parecia que eles queriam, além de roubar, destruir a paz realmente. Porque tudo que estavá dentro agora estava fora, espalhado pelo chão. Os móveis limpos, vidros quebrados e a janela escancarada.


Você me pergunta se nenhum vizinho escutou algum barulho estranho e não fez alarme ao notar que um marginal adentrava a casa alheia? A resposta é não! Ninguém se encomodou com tal fato....aliás até achamos que eles são culpados ou, no mínimo, coniventes. Porque ouvir barulho...eles ouviram, mas não fizeram nada!


Agora nossas primeiras suspeitas são eles né? Afinal...tem aviso prévio e tudo no cartório! Mas o pior de tudo é escutar as piadinhas deles...quando saímos ou entarmso em casa eles riem, falam nas nossas costas...fazem coisas até humilhantes...mas o reino do Céu é pra quem resiste à tentação do capetinha..então permanecemos inertes à maldade alheia....não retrucamos, apenas nso compadecemos de tamanha pequenez de alma e coração! é mais válido cultivar o amor em épocas de guerra!


E o moemnto é de caos total. Levaram tudo o que tínhamos conseguido à duras penas, com sacrifício, de moedinha contada, afinal, nem eu e nem meu marido nascemos de bumbum pra lua. Mas sabemos, graças à Deus, reerguer o corpo, sacudir a poeira, olhar o céu e recomeçar.


As humilhações doem no fundo da alma, assim como não termos mais as lembranças de fotos que tínhamos no pc, arquivos confeccionados ao longo de nossa história que fará 10 anos de namoro e 4 anos de casados. As lembranças táteis se foram, mas ficaram no peito a amizade, o carinho e o amor renovados, pois só quem conhece os espinhos pode reconehcer e dar o devido valor ao perfume de uam rosa.


A casa ficou mais vazia, nos primeiros dias de sufoco não dormíamos à noite (imaginem vocês que o safadinho do ladrão ainda voltou an primeira noite em que chegamos...colocamso ele pra correr), os armários demoraram para serem arrumados novamente, porque nossos corpos permaneciam meio estáticos e incrédulos com tamanha violência.


Sei que todos so dias milhares de pessoas sofrem algum tio de violência e hoje, mais do que nunca, comungo a dor de perder o direito da paz em casa, infelizmente, somos obrigados a nos trancar e permanecer vigilantes, porque seres incrédulos da vida, colocam em risco epssoas de bem que lutam, diariamente, paar terem conforto e o direito de ir e vir respeitado, assegurado!


O que mais me estristeceu nisso tudo, não foi ter perdido as coisas materiais...de fato não sou apegada a nada...mas lógico que tv, computador, eletrodomésticos são necessários para a vida diária, mas a ausência de caridade entre os homens me desestimula realmente. O fato mais triste foi perceber, mais uam vez, a falta de amor para comigo de meu próprio pai...eu deixei recado com a sogra dele sobre o acontecido, mas ele nem me retornou a ligação. Ele NUNCA me liga...e eu fico pasma com tamanha ausência...sem nenhum sentido! Ele sempre reclama da questão financeira, mas um telefonema não deixará ninguém tão mais pobre assim!


Recebi apoio de alguns parentes e cunhados. Minha cunhada que mora na mesma cidade que nós chegou logo com um liquidificador e uma jarra de suco de maracujá...foi ate´engraçado. Outros telefonaram, ofereceram ajuda financeira, se mostraram preocupados, solícitos diante dos fatos e eu fiquei mais feliz, mais confortada. Como precisamos ser amados nessas horas né? Necessitamos do outro muito mais que das coisas...eu sempre soube disso, mas na fragilidade vemos o quanto uma mão estendida vale mais que uam conta bancária.


Agora estamos buscando um lugar melhor para morar, umaasa mais segura e paz! Acho que encontramos o local, a casa e a paz faremos o possível e o impossível para construir. Em breve nos mudaremos e rogamos à Deus para que possamos gozar de um céu mais azul e de serenidade na vida!


Abração em todos.

Desculpem minah ausência, mas relamente tá complicado, pois nem pc eu tenho mais...e estou atribulada com a mudança dentre outras coisas...

em breve retorno firme e forte!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

edificar ou demolir?



Um fato ontem me fez refletir sobre como somos importantes para nós mesmos e para o outro. Somo capazes de edificar seres ou demolir sonhos em segundos...diria até em muito menos tempo. Ás vezes um sorriso ou a ausência dele, um olhar, um gesto e tudo pode se transformar!


É incrível como algumas pessoas enxergam o outro como um espelho para seus atos, como colocam nas mãos do outro seus anseios, suas fraquezas, os fazem de base, de apoio, de vigas de sustentação. Não de uma forma ruim, pejorativa, não...eu em refiro à fraqueza humana, daquela necessidade de sermos amparados, cuidados, guiados, tudo pela inútil incapacidade de sermos sozinhos, porque sendo incompletos, sempre buscamos caminhos no outro.


Se isso é ruim? Lógico! Mas pensando bem...somos todos assim!!! Seria desta forma tão errado esperar amor, amparo, cuidado, carinho, atenção? Seriaaaaa...porque as decepções estão logo ali...vire a esquina e verás...quantos estão prontos, à sua espera para te apunhalar!!!


Opa! Mas estes sim estão errados...estes que usam de seu poder, que interferem na sua vida sem causa, pelo simples gosto de ver o desgosto alheio...não! Não mire neles as suas setas...mire no alto, no que vem do céu, no que pertence à Deus, nas coisas belas, nas pessoas que amam sem esperar nada em troca...no amor recíproco!


É sim do ser humano esta fraqueza no olhar...esta carência, esta busca pelo outro para completar o que está faltando em sí mesmo...e isso não é errado ou feio ou fraco! É simplesmente a vida de seres de carne, osso, alma e coração pra compartilhar!


Imagine, você, que se pra maioria "normal" é difícil caminhar com as próprias pernas, pense naqueles com algum tipo de deficiência -física, mental, emocional- o sofrimento parece caminhar ao lado.


Durante uma sessão de fisioterapia, um garotinho deficiente, que possui dificuldades motoras, estava fazendo seus exercícios, brincando com bonecos e carrinhos, desenvolvendo seu senso de equilíbrio, sua motricidade, quando a mãe falou, de forma inconsciente: "eu vou embora e vou deixar o victor aqui..."


Pensem, vocês...aquele menino,que estampava um sorriso no rosto, em questão de segundos, viu seu mundo sucumbir...por pouco né? Exagero do menino?? Imagina se ela ía deixar a criança alí na fisioterapia e iria embora...


Mas, pra ele, que já desgastado, precisa erguer o mundo, os preconceitos e as dificuldades em seu ombro, imaginem ele suportar a suposição do abandono...da ausência de um cuidador, da mãe em questão! É até leviano...é cruelll...é triste!


Triste mesmo depender de alguém...dessa vez não somente por carência emocional, mas física. Já imaginaram não poder levantar e pegar um copo de água? Um ato rotineiro para muitos e tão sofrido, tão sonhado, para outros!!!


E como alguém pode afirmar que não podemos depender de ninguém, que carência é doença, que colocar no outro a felicidade é fracasso na certa? E quem necessita do outro??? Como fica? Como olhar para os mais necessitados e exigir mudanças se nem ao menos a comida não está no prato? De que jeito podemos querer que eles não esperem ser amparados?


É preciso enxergar o outro, nós mesmos, com olhos generosos, preocupados em não ferir, não magoar, não causar traumas que ficarão gravados pra sempre...porque o mundo dá voltas, e o que fazemos hoje pra alguém, alguém pode fazer pra nós um dia! E salve-se quem puder!


Mas não só pensar em não fazer o mal, não rogar pragas, porque elas voltarão, é preciso, na verdade, uma mudança de atitude...é relevante a necessidade de termos uma sociedade composta de pessoas que se preocupem com o outro pelo simples fato de serem seres humanos criados à imagem e semelhança Divina!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SOS


Eu queria começar este post com um palavrão...mas vocês, meus amigos blogueiros, não estão aqui para ouvir palavras obscenas...então vou suspirar e contar até 10!

Sabe quando tudo, eu disse quase, TUDO dá errado?

Cara, tô concordando com o enredo que diz que o mês de agosto é de desgosto...

Embora muitos não venham concordar com minha afirmação...eu explico.

Semana passada eu sonhei com três dentes que caíam da minha boca e íam parar nas minhas mãos e eu tentava, freneticamente, colocá-los de volta ao seus lugares...quase em vão! Foi então que de manhã fui procurar significados para tal sonho...e encontrei algo que dizia que sonhar com dentes sujos significa dificuldades...

Pronto! Não deu noutra!

A dona da escolinha ao lado da nossa casa resolveu soltar as manguinhas e fazer o que quer só porque ela tá pagando o aluguel, consequentemente tivemos uma briga ridícula; o dono da casa onde alugamos pediu a casa de volta; deu tudo errado na minha tentativa de conseguir meu primeiro emprego nesta cidadezinha.

Sem falar que meu marido tá de férias e com isso aluga o pc o dia inteiro, a net funciona quando quer,e o barulho....nossaaaaaaaa o barulho tá infernal!!!!Tem dias que mal consigo escutar a tv, porque as crianças da escolinha gritam enlouquecidas, o lava-jato tá sempre cheio, o vizinho adiante resolve que todo mundo vai escutar música com ele, o papagaio e os cachorros do outro estão em clima de luta livre...tudo faz muito barulho...parece que todo mundo decidiu que enfernizar a vida alheia é bom ou vale a pena...tem horas que penso que até as osgas devem estar tentando empurrar as penalas na cozinha só para fazerem algum barulho também!

Não sei se este povo assinou contrato com alguma empresa de aparelhos auditivos, mas sei que se eu passar mais alguns meses por aqui ficarei surda...senão louca LOUCA VARRIDA! Porque uma das coisas que mais gosto no mundo é escutar o silêncio...nossaaaaaaaa como era bommmm, meu Deus!

Juro que se eu encontrar com o silêncio por aí, agarro e coloco dentro de uma latinha...assim quando eu estiver prestes a realizar atos de violência: brigar com a vizinha, jogar chumbinho pros cachorros, amarrar o papagaio de ponta cabeça...eu abro a latinha bendita, deito numa rede e sinto o prazer, inenarrável, do silêncio....

Já tô fazendo até promessa para ter dias de paz. Mas como nem tudo pode cair do céu...por enquanto só chuva mesmo...eu corro atrás de soluções para tais problemas ridículos...encontrar uma casa num lugar tranquilo...será que existe por aqui?

Caso contrário...eu me mudo para um convento! Isso...deixo meu marido, largo minha cachorra no mundo, me desapego da tv, do celular, da máquina fotográfica,do pc, da internet, do orkut, do blog....snif snif snif NÃAAAOOOOOOOOOOOOOOOO
:( do blog não! hihihihihihi

Acho melhor eu me empenhar para encontrar uma casinha logo! :) Esta será a 4° mudança no ano...já tõ me coçando toda pensando nas inúmeras caixas cheias de livros, louça, roupas...argh! Mas se é pra encontrar a paz...tudo vale a pena, né?

Beijãoo em todos vocês! Prometo não sumir mais...neste exato instante estou correndo para um refúgio...um sítio de um conhecido que vai fazer um churrasco...espero me empanturrar de proteína e boiar no igarapé!

Inté! :0)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

a língua quase enlouqueceu...



Eu procurei uma foto para tentar demonstrar como eu me senti durante esta última semana em que estive ausente do mundo virtual! Mesmo tendo passado todo este enorme tempo fora (1 semana) eu ainda sei ligar o pc e lembrei as minhas senhas da internet... Isso é uma grande felicidade :)

O que não foi muito feliz foram os dias de casa cheia...isto me significou muita louça suja, esquema de reverzamento para servir o café, panelão na hora do almoço (imaginem só que eu cozinhei para 15 pessoas). Antes que a alguém se manifeste....eu vou logo dizer que o almoço ficou pronto ao meio dia e eu não cozinhei 15 miojos e nem fritei 15 ovos :) Fiz um arroz de festa maravilhoso, com frango, verduras, frutas e revelei meus dons culinários aos parentes de meu maridinho lindo que não me ajudava em muita coisa :)

Ainda estou atrás da vassoura para cacetar a cabeça dele....táaaaaaaa ele me ajudou( um pouquinhozinhomiudinho) na hora de lavar a louça, de queimar os bifes e comprar infinitos pães na padaria...o padeiro até pisca pra mim na rua agora...porque sou sua freguesa número 1!

A minha casa, ou a casa da mãe joana, é a mesma coisa, virou uma bagunça...eis que em pleno sábado eu não pude entrar no meu próprio quarto porque tinha gente trancada ensaiando coreografia...no outro meu cunhado se arrumava pro casório, minha cunhada na sala bordando vestido, sobrinhos correndo pela casa, gente no pc, minha cachorra quase entra no armário...teve uma hora que fui encontrar a bichinha ao lado do botijão de gás...coitada!

Meu banheiro era o metro quadrado mais disputado da casa...ainda bem que tem dois, um dentro e outro fora, na lavanderia, mas ninguém queria ele...e eu gosto tanto...de lá vejo um inguazeiro, as folhas verdes deixam meu banho mais gostoso...

Mas se na minha casa, que é grande, as coisas estavam complicadas, imagina na casinha cubículo de dois quartos e um kit sala apertado da minha outra cunhada ? Vocês tão fazendo as contas de quantos cunhados eu tenho? Eu vou logo dizer...tenho 11. É muita sorte né, bem? Não tenho sogra...mas com tudo isso de cunhados, eu ficaria com 1 sogra e estávamos conversados!

Lá, na casa da minha cunhada, que ía casar...a loucura era total...panelas, copos, doces, taças, vestidos...um bando de mulher se arrumando, todas muito chicks...e eu???? Eu resolvi seguir minha listinha...ser feliz..e desejo número 29 realizado. Fui de calça jeans ao casamento!!!

Vocês querem saber se me chamaram de ridícula, se me expulsaram do casório....que nadaaaaaaaa! No começo alguns parentes do meu maridinho torceram o bico, fizeram cara feia, se exibiram mais ainda...e eu relax, na minha, já pensando no escândalo que seria quando eu chegasse ao salão de festas...

Pasmem...o casório não foi nada trivial, minha cunhadinha linda resolveu casar com gringo...e tinham 15 parentes do noivo por aqui...não..na minha casa não...ficaram num hotel da cidade...e, não é que os danadinhos foram de bermuda, vestidinho de renda, de hippie e sandália pro casamento??? hahahahahahaahha morri de rir da cara das minhas cunhadinhas, embonecadas, com coques fabulosos, num CALOR espetacular...o salão de festas não tinha ar condicionado, a festa era as 17hs...imagina o pov0 derretendo...e eu...linda de calça jeans, super confortável!!!!

A cerimÔnia foi um espetáculo! O juiz abriu a boca e disse: Senhor "zequinha" aceita casar com "josefina"? SIM. "Josefina" aceita casar com "zequinha"? SIM...declaro casados! FOi! Assim mesmo...curto e grosso!!!! Cara...tantos preparativos, tantas chapinhas, pra duas frases? Me deu vontade de sacudir o Juiz e perguntar se ele não tinha coração!!!!!!!!!!!!

Mas não parou por ai...segundo as tradições do gringo o melhor amigo do noivo tinha que fazer um discursso sobre os "adjetivos" do rapaz...e fez! E vocês nem imaginam...fiquei sabendo que o cara não gosta de água gelada, nem de bolo, tem alergia a peixe, dorme de olho aberto, queria ter construido a anti-matéria e que o melhor amigo dele, que fez o discursso, também é seu melhor antagonista!

Isto eu constatei quando fiquei sabendo que ele tinha levado os bonequinhos de cima do bolo...não é que o safado, danadinho, levou os bonecos sem ninguém ver!!!! hahahahahaaha INvejosooo nada, hein! :) Ele é 10...muito legal o cara!

Bom...foi isso.. foram dois dias de festa. Foi churrasco, regado a banho de igarapé, muita comida típica e muito gringo sem tomar banho, uma cueca branca transparente que deixou as senhorinhas de boca aberta...meu marido com medo que eu afogasse a tia dele, uma sobrinha subindo na árvore,outra se exibindo na grama. Na cerimônia, povo derretendo, gringos de sandália, fotógrafo maluco correndo de um lado pra outro, salgadinhos escassos, um parente porre falando besteira,muito brega, muito forró, pilhas de louça, pratos quebrados, sorrisos filmados e muito docinho pro bucho!

Festa é sempre festa né?

no final das contas eu ADOREI!

:)

Amigos, tô de volta!!!!! :)

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros