domingo, 26 de julho de 2009

30 antes de perecer!




Ela se inspirou numa comunidade do orkut "Coisas para fazer antes dos 30 anos"
Eu me inspirei nela... Tataahzinha e resolvi postar a minha lista de 30 coisas para fazer antes dos 30.
Não sou muito de fazer planos (mentira eu adoro uma listinha!!! :) ) mas é que os planos que fazemos quase nunca dão certos...mas as listas pelo menos servem para fazerem refletir sobre nossos desejos e sonhos, afinal a vida é tão corrida que eprdemos tempo com as mesmices e vamos deixando o futuro pra segunda-feira!
Então, hoje, domingo, antes de ir me afogar no igarapé, colocarei aqui meus estímulos para os próximos anos...pois já já farei 30 anos! Então é melhor pensar longeeeeeee....
Espero que vocês façam o mesmo...seja na idade que for...30,40,50,60,70...porque a vida tão tem limites, nós é que nos limitamos!

Lá vai minha listinhaaaaaaaa:
30 coisas para fazer antes de perecer!
  1. passar num concurso público
  2. ter filhos, 2 de preferência
  3. conhecer fernando de noronha e praticar mergulho
  4. voar de asa delta
  5. desfilar na beija-flor no carnaval do rio
  6. fazer amor em cima de um prédio á noite
  7. comer uma caixa de bombom da cacau show
  8. emagrecer até poder comer tudo e não engordar (tá ralado esse!!)
  9. aprender a fazer artesanato (bijus, penduricalhos, caixinhas, patchwork...)
  10. ficar curada da minha tendinite
  11. voltar a fazer natação
  12. aprender italiano
  13. tirar carteira de motorista
  14. tomar um banho numa banheira cheia de chocolate
  15. tomar meu primeiro porre
  16. fazer trilha e no final aquele banho de cachoeira
  17. ir à Disney com meu marido
  18. ter outros cachorros, papagaio, coelho, iguana, jabuti, peixe, hamster...(táa morar num zoológico)
  19. construir minha casa (enorme, cheia de verde, com rede na varanda,piscina, laguinho para colocar os patos e os peixes e muitos outros bichos passeando por lá....)
  20. fazer aventura em corredeiras num rio super bonito
  21. casar de novo com meu marido ( ainda não casamos no civil, somente no religioso!)
  22. ter amigos verdadeiros
  23. passear num iate pelas praia do rio de janeiro
  24. passear de helicóptero
  25. fazer aulas de Yoga
  26. conhecer o Vaticano
  27. passar 1 semana numa tribo indígena
  28. comer pizza até não poder maissss
  29. ir de calça jeans no casamento da minha amiga (é mole essa!!!)
  30. fazer amor no banheiro de uma festa badalada (opa...casamento vem aí HEHE!)


sábado, 25 de julho de 2009

Ahhhh eu quero um desse!

Sábado, a panela de pressão faz barulho na cozinha, a Tv ligada trás o barulho do ronco de motores, na rua carros sons passam anunciando ofertas e festas, a cachorra dorme e emite sons estranhos, o vizinho insiste em furar a parede, o outro liga o aspirador de pó, meu marido conta moedas em cima da cama...

E eu,neste instante de profusão de barulho, total BARULHO, consigo me desvencilhar do mundo, enquanto escuto uma música mágica que me encanta de tal forma que é como se eu saísse deste lugar e pudesse adentrar os versos os quais eu leio...

No blog de um amigo, é assim que me sinto, cada vez que faço uma visitinha.
http://folhas-avulsas.blogspot.com

Lá eu me aconchego! Ás vezes até me preparo para ler...Geralmente, prefiro a noite, que é mais misteriosa, como os textos que ele escreve, mas também gosto de fazê-lo durante o dia, porque assim consigo voarrrrrr pra longe!!!

E no blog deste amigo escritor, encontro não só linhas de encantamento, mas também uma música belíssima...trata-se do Michael Bublé...fazendo seu son, com seus acordes e sua voz linda linda!!! Sem falar nos lindos traços, de Vinícius, nome o qual eu já escolhi para um filho que um dia eu tiver, mas este Vinícius ele é bom de verso, de prosa, de sons, de tons...ele consegue encher de magia uma página em branco e me trazer sensações incríveis!!!

Então, observando o blog deste escritor amigo, eu fiquei imaginado, suas linhas impressas...assim eu poderia sentir o cheiro, a textura, ver as cores, talvez até imagens, quem sabe...e acompanhado disso tudo...um cd com um fundo musical para seu livro...um livro e um cd, juntos!

E sonhos bonssssssss depois...sensações de paz, de mistério, aquele friozinho na barriga, borboletas saltitantes, que aparecem sempre que estamos em meio a um romance...é! eu sonsigo sentí-las todas as vezes que esta combinação está presente...as linhas de Vinícus e "Home" de Michael Bublé!

Ahhhhhhhh eu quero um desseeeeeeeee!!!!!

Abraço em todos e um final de semana de muita paz! :)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A arte de Reviver!




Penso que chegar à terceira idade, à velhice ou à melhor idade, como queiram chamar, seja colocar em prática uma arte: a de ReViver! Ao contrário do que muitos dizem que ser idoso significa chegar ao término da vida, acredito que seja um momento sublime, onde cada ser humano pode respirar fundo, parar, olhar em volta, sem pressa, e contemplar o mundo com novos olhos.

Olhos de quem guarda em sí sabedoria, por ter cultivado raízes de sentimentos que nasceram, cresceram, diante das experiências da vida e que, nesta fase, podem ser colhidos, sustentados, apreciados com satisfação ou, se não são bons, apenas esquecidos.

É claro que falo pensando em como eu desejaria viver a velhice, pois este é de fato um momento subjetivo, íntimo, já que cada indivíduo passa pelas etapas da vida, guardando histórias, experiências, mágoas, marcas de alegria ou tristeza e, diante de suas necessecidades, escolhem seus caminhos, suas formas de agir e reagir.

Portanto, diante desta diversidade, penso que a velhice torne as pessoas ainda mais especiais, atraentes e valiosas. Pelo menos para mim sim. Confesso que adoro passar horas conversando com minha avó, escutando ela contar sobre suas escolhas e seus desafios durante sua trajetória.

Nesta fase imagino estes seres revivendo a vida de forma ainda mais sábia e sem a costumeira correria da juventude, sem muitas culpas, defesas ou máscaras, sem preconceitos, sem serem submetidas às escolhas urgentes de que caminho irão optar, por exemplo.

Na velhice eles podem Resentir cheiros, sabores, Reconhecer cores, lugares, formas, pessoas, sons, apreciando os encantos, os encontros e mesmo os desencontros que a vida nos reserva.



"Os anciãos ajudam a contemplar os acontecimentos com mais sabedoria, porque as vicissitudes os tornam mais experimentados e amadurecidos. Eles são guardiães da memória coletiva e, por
isso, intérpretes privilegiados do conjunto de ideais e valores humanos que mantêm e guiam a convivência social."
Papa João Paulo II


E que belo exemplo de quem viveu a velhice de forma grandiosa!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Que situação!!!








Outro dia de manhã, preparei o café pra nós dois...pãozinho, chocolate quente e um ovinho frito...tudo estava perfeito!! Conversa vai, conversa vem, meu marido falando sobre os planos da semana...nós saboreando o café...de repente ele espirra e diz: ainda bem que saiu...tava me agoniando!! E eu olho pro braço dele...uma coisinha meio branca, meio amarela!! AFF! E eu já estava preocupada, pensando: Nossa...o catarro tá dessa cor? Azitromicina, meu bem, pelo amor de Deus! Que nada...era só um ovinho passeando na cavidade nasal de meu marido!Pensaaaaaaa o pequeno espirrou um pedaço de ovo!!!hahahahahaahah :0)


Domingo passado, de tardinha, meu maridinho e eu saímos para dar uma volta com a cachorra pelas ruas da cidade...
Ao passarmos numa rua, onde as calçadas estavam cobertas de mato, avistamos um grupinho de jovens, bêbados, zoando quem passava. Eles caminhavam em nossa direção e eu já pensava em atravessar a rua, quando eles se aproximaram e nem deu tempo de mudar o trajeto...foi quando um deles, com medo da cachorra, tentou desviar de nós e, no impulso, se atirou no mato...literalmente. Ele se jogou na moita igual uma jaca que cai da árvore...mas foi tãoooooo de supetão que não deu tempo nem de rir hihihi Depois que les passaram, aí sim, caímos na gargalhada! :))



Uma conhecida minha tá grávida. Eu fiquei super feliz!! Já visitei ela várias vezes pra tentar ajudá-la no que fosse preciso...sabe como é, mulher grávida é um pouco cheia de frescuras...ela, por exemplo, não come mais chocolate, não toma café, tem que ser tudo natural, veneno contra mosquito, nem pensar e blá blá blá...tudo bem, ela tá preocupada com a saúde do menino...a gente entende! Agora, ela tá procurando um nome para o bebê...ela quer um nome composto...então dei de presente um livro com nomes de criança, seus significados e até astrologia...tudo na tentativa de ajudar. Aí ontem liguei e perguntei se ela já tinha escolhido algo...e ela, entusiasmada, começou a palpitar os nomes que tinha mais gostado: nataniel, valentino, thomas,winston, josier....e eu: colega, coloca o livro numa sacolinha que tô passando aí pra pegar de volta! :P


Passeando pelo shopping da minha cidade, meu marido e eu, avistamos uma piscina enorme com umas bolas de plástico, onde crianças se aventurava a entrar e ficar rolando dentro do vazio.
Pareciam verdadeiros ratinhos de laboratório...circulavam as bolas, caíam de cansadas, mas nunca desistiam de tentar girar, girar e girar...por estas e outras que às vezes acho os animais são mais inteligentes que nós! E os pais, dos camundongos, digo, das criançinhas, alegres, saltitantes, porque depois de tamanho esforço, penso eu que as pobres crianças dormirão igual anjinhos! Rato dorme?!



Ainda pelo shopping...e este lugar é uma maravilha pra gente observar os outros né? É um
mundo de diversidades...a gente encontra casais enamorados passeando de mãos dadas, marido e mulher brigando na escada rolante, o pastor carregando a bíblia, fingindo nem ligar para as vitrines repletas de novidades, freiras dando só uma voltinha pra descontrair, enfim, é o mundo da diversidade que tanto me encanta, porque se tudo fosse igual ía ser uma merda, um saco. E eis que entre olhares para vitrines, um sorvete e muitas voltas pelos corredores, avistamos um casal um tanto diferente, eles se vestiam todos de preto e roxo, a face era cheia de piercing,agulhas, alargadores, o corpo tatuado e a roupa totalmente fora dos padrões...lógico que chamam atenção...não sei se é esta a intenção, mas a consequência leva a tal...o fato é que meu marido, com guarda-chuva em mãos, e eu, cheia de sacolinhas, quando avistamos ficamos meio enebriados....
Eu: amor, o que é aquilo?
Marido: não sei...mas se chegar perto eu caceto!
Não..a gente não é preconceituoso, é que o susto foi grande e a língua descontrolada! :)



Outra situação. Esta me deixou muito, mas muito triste...fora a internet aqui da cidade que ficou fora do ar por alguns dias, o que mais me deixou triste foi a decepção com um grande amigo meu...
noite de quinta: ele e eu conversávamos no MSN e contei que ía viajar pra minha cidade de origem pra ver harry potter...que eu adoro...e esperava o bendito filme acho que uns 2 anos meio. Quando terminei de contar, pra este meu grande amigo, que eu iria viajar só pra ver o filme no cinema...ele simplesmente, escreveu o final do filme ... na conversa pelo msn...eu fiquei tão, mas TÃO triste...que nem acreditei que ele tinha feito aquilo comigo...
Este amigo meu vocês conhecem...é o Mauri. Tô acostumada de ler suas piadas, situações cômicas, onde ele se envolve em situações insusitadas e engraçadas....o caso é que quando a piada é com o vizinho tudo fica bem...mas quando o ocorrido é conosco...aí o bicho pega né? Fiz uma breve análise da situação e concluí que tudo na vida deveria ter limites...que respeito é algo importantíssimo, que é preciso saber a hora de brincar e a hora de falar sério...e que amizade é algo inexplicável...embora a gente queira matar a pessoa, depois de certas atitudes, continuamos gostando do ser acima de tudo, porque sentimento a gente sente e não explica...mas ainda tô magoada com tal fato...desde o episódio eu não converso com ele e espero que ele reveja seus atos...porque uma coisa pode ser banal pra você, mas para outro pode ser importantíssima, e é preciso respeitar!!!!



quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu uso máscaras!!


Não!
As minhas máscaras não são contra a gripe suína...até que deveria, pois um conhecido acaba de chegar da europa e por lá o bicho tá pegando muito mais que aqui...mas pretendo ficar longe dele o máximo que eu puder...acho que até hoje à noite, pois preciso visitá-lo hahaahahaha

Mas as máscaras que me refiro são aquelas que todo nós, de um jeito ou de outro, usamos. Seja para o bem ou para o mal, como alguns seres preferem. Seja em momentos de alegrias ou tristeza.

No meu caso, não tenha nada pra esconder, ah! não ser meu jeito criançona de ser.

Mas como nem tudo são flores...os espinhos estão presentes para nos ensinarem a lutar, a valorizar a vida...há momentos de dor...de desamor...de seca...e nem sempre sabemos o que fazer.

Quando a vontade de chorar é maior que o sorriso, coloco a máscara que me cair melhor...aí me recolho em mim, olho pra dentro, pro céu, atrás de respostas...que nem sempre estão por lá...mas sempre acontece algo surpeeendente que me faz perceber que é melhor sacudir a tristeza e procurar motivos para sorrir!!!

Lógico que nem sempre é tão fácil ou rápido...por muitas vezes a dor insiste em mostrar sua presença...e nem sempre há momentos de se recolher, então é preciso pintar um sorriso e criar um mundo de faz de conta, onde somos personagens harmoniosamente esculpidos!

Mas as máscaras que me caem melhor são as que uso para sair nas ruas e não parecer tão ridícula.

E eu adoro ser ridícula em casa!

Entre minhas paredes eu sou criança levada, menina danada e carente de carinhos.

Adoro brincar, aprontar travessuras, falar com a cachorra, atentar meu marido, ficar de bobeira na cama, falar besteira com os amigos e cantarolar pela casa...

O fato é que nunca saí de lá...do tempo de menina, quando arrumava as bonecas na cama, colecionava papel de carta, adorava passar horas no banho brincando de playmobil.

Eu era filha única...então construía um mundo mágico em mim e com ele cresci.

Lógico que a vida me fez estourar a bolha de mimos e aprendi que é preciso aprender a lutar para se viver bem, mas, quando posso, recolho as dificuldades, escondo as dores e crio personagens encantados para animar a minha festa!

E sou feliz assim!!

:)

Bom final de semana para todos!!

Com muitas máscaras de felicidade!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Entre reflexões...


Outro dia eu ouvi na tv algumas palavras de Dom Hélder Câmara,cearense, arcebispo, guerreiro pela luta pelos direitos humanos, falecido em 1999.

Ele dizia:
"Nós temos que viver uma Igreja que reze, que ame Deus, mas que não se esqueça do seu próximo. O amor não pode ser de palavras, mas te atos, sobretudo com aqueles que mais necessitam..."

Ele continuou:
"Eu percorro comunidade pobres, onde encontro o povo bradando em voz alta "O Senhor é meu pastor e nada me faltará" , e olho para os lados e vejo que falta tudo!!"

E ele afirma:
"O verdadeiro cristianismo rejeita a idéia de que uns nascem pobre e outros ricos, e que os pobres devem atribuir a sua pobreza à vontade de Deus"

Por várias vezes eu me questiono esse fato. Porque algumas pessoas nascem riquissimas, de cú pra lua, onde tudo dá certo, tudo é fácil; outras penam, precisam suar pela sobrevivência e parece que as coisas dão sempre errado, tudo é muito mais difícil; outras ainda, nascem saudáveis, não têm grandes problemas de saúde durante a vida; enquanto que algumas nascem com deficiências ou doenças incurávies...???

Eu sempre me coloquei a pensar que as coisas acontecem não só pelas nossas escolhas, caminhos que seguimos, mas também pela Vontade de Deus...

Os espíritas, por exemplo, eles me diriam que você tem o que merece, baseando meu estado atual, com minhas atitudes em vidas passadas...

O fato é que eu fico meio confusa ao refletir sobre estas idéias controversas...no fundo desejaria que todos tivessem a mesma chance. Que fosse como numa disputa de maratona...todos saíssem no mesmo momento, com as mesmas chances.

Mas sabemos que quem se prepara melhor tem mais chances e que na vida a trajetória pode ser a mesma (nascer, crescer e morrer), porém os caminhos são muitos...mas se alguém inicia esta corrida com vantagem, ele, logicamente, terá maiores chances...Porém, na vida, como na maratona, contamos com a ajuda do próximo...aquele que entrega uma garrafa de água, ou grita te incentivando a seguir, enfim, se as pessoas se ajudassem, se elas fossem preocupadas com o bem comum, talvez aí teríamos menos diferenças de possibilidades, pelo menos econômicas, e seríamos mais felizes!

Eu não encontrei respostas para todos meus questionamento...ainda caminho em busca delas e acredito que com a experiência, com certeza, virão...e é por isso que eu sigo a vida...é também isso que me faz feliz ao ver o sol brilhar à cada manhã!

Beijos!! E uma boa semana para todos nós!

sábado, 11 de julho de 2009

Tudo está contaminado!



Eu não sei se é coisa minha, mas confesso que temo comer em certos lugares, fiscalizo a comida que encontro no restaurante e sou capaz de mandar um vendedor calçar luvas para manipular alimentos.... O fato é que é importante cuidar da alimentação em todos os aspectos. E a higiene é o primeiro deles, porque comida manipulada de forma incorreta pode gerar uma grande dor de cabeça...na verdade os sintomas são maiores que estes, mas não me cabe aqui revelar.

O caso é que hoje parece que tudo está mais contaminado que antes. Antigamente fumar um cigarro (não é o meu caso), mas acho que este ato matava menos no passado que hoje. Não estou fazendo apologia ao fumo, nem de longe acho legal este vício, afinal, ele não só prejudica a pessoa que faz uso, mas também quem lhe rodeia. O que tá em questão é que tempos atrás quem fumava ainda conseguia morrer suspirando dignamente.

Na atualidade fumar é mais prejudicial. Não! É óbvio que não foi o cigarro que mudou (eu pelo menos acho que não). Acho é que o buraco é mais fundo. Penso que a qualidade de tudo foi que piorou muito. O ar, a comida, a água, os objetos, até as panelas em que preparamos a comidinha diária estão condenadas.

Outro dia vi na tv uma pesquisadora afirmando que colocar proteínas (leite, carne, ovos e afins) numa panela antiaderente significava correr o risco de desenvolver câncer....aí eu quase piro...porque faço uso de tal panela...e fiquei sem saber pra onde correr....será que vou ter que voltar ao fogão à lenha? Não, meu bem, porque a fumaça produzida por este tipo de fogão é super prejudicial aos pulmões...

Antes, na época da casa da vovó, encontrávamos a fruteira farta na cozinha. Ela era linda, toda colorida, tinha frutas e verduras pra todos os gostos. Nos encantávamos com as formas, as cores e o cheirinho bom que exalava...Hoje, a microbiologia acha este ato um crime, porque as bactérias podem se desenvolver com maior facilidade e blá blá blá.

Então o jeito é colocar o ovo na geladeira, lá no fundo heim...na porta nem pensar...não há refrigeração adequada para impedir a amiga salmonela de se desenvolver no pobre ovo. Ovo este que já foi condenadíssimo, por ser o vilão do colesterol. Hoje ele repousa tranquilo, pois já foi absolvido!

Voltando à geladeira...é preciso arrumar as frutas e verduras adequadamente, no saquinho x, na prateleira y, caso contrário...bactéria e fungos irão invadir nossa praia, baby! E haja tempo e paciência pra higienizar, ensacolar, arrumar...afff!! A gente passa umas 2hs no supermercado escolhendo os produtos e quando chega em casa temos que tratá-los à pão de ló, eu quis dizer, água sanitária diluída em litros de água!! Fora isso, são 3 hs pra arrumar, 1 hora pra cozinhar e 10 minutos em torno da mesa apreciando o paladar...

UFA! Que desgaste, Senhor!

O melhor da festa que é comer...isso se restringiu à míseros 10, 15 minutinhos. Cadê aquela mesa farta, colorida, a família em torno dela e conversa que vai, papo quem vem...mimos, encantos que deixamos pra trás? Ficaram lá, escondidos com o fogão de lenha, a banha de galinha, o torresminho, os chás aromáticos...e que de nada faziam tão mal, pelo contrário, mantinham a comunhão da família, ajudando a conjugar a união!

Mas, voltando a outro tipo de contaminação...E quando pensamos na água, no solo, no ar? Dá pra escapar do aqueciemnto global, dos pesticidas, dos poluentes químicos que são despejados nos rios e mananciais e chegam à sua casa mascarados de cloro? De jeito nenhum...é preciso quase que fechar os olhos e rezar antes de fazer qualquer tipo de escolha na feira ou no mercado.

Eles são tão duvidosos quanto às relações humanas, impregnadas de "jeitinhos", de microorganismos indesejáveis para a flora natural de nosso "corpitho". Está cada vez mais difícil confiar nas coisas das prateleiras e nas pessoas que as manipulam...é preciso uma distribuição de cartilhas de sobrevivência neste mundo tão intoxicado!!

Mas, isto é um caso subjetivo. Será mesmo? Há quem apenas se proponha a dar credibilidade aos que cercam, por uam questão de ideologia; há quem fique com um pé atrás; e outros simplesmente mantém relações superficiais, afinal, para nos aprofundarmos nos relacionamentos e nas bulas é preciso sentar no sofá, tomar um chá e decodificar os caracteres, E issode coração aberto...caso contrário, será tudo em vão!

E isto está complicado heim!!! Há muitos interesses envolvidos...

As pessoas cada dia mais são chamadas, instigada a se especializarem, atualizarem seus conhecimetos e com toda esta rapidez que o mundo clama, porque "time is money, isn't it?" e sem dinheirinho ninguém faz nada. Diante disto elas se entopem de fast-food e fazem das relações relâmpagos de sentimentos, pois o tempo (mais uma vez o tempo) urge! E se você não chegar primeiro, alguém pode pegar seu lugar!! "Run, Forrest, run!".

Numa sociedade competitiva há seres que correm atrás do pão de cada dia, mas também existem pessoas que esperam o pão e o caviar...a ganância, o poder. Ele esquenta o ego, enche o bolso, mas retarda a paz e congela o coração.

Então tá...vá lá! Corra atrás de seus objetivos...vá procurar as melhores frutas!!

Eu prefiro ir andando. Não tenho grandes pretenções e nem acho que "status" e fama possam me trazer felicidade. Prefiro não me contaminar com estes agrotóxicos, deixa só as bactérias já pertencentes, naturalmente, em meu ser, reinarem absolutas!


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ei! Tia me dá uma moeda....A vida é bOA!



Não! Eu não sou tia de ninguém...

Sou filha única, mas não sou a única filha de meu pai...ele tem duas e eu nenhuma.

Não! Isso não é um teste de lógica...

Calma, ninguém precisa fazer conta pra entender meu post hoje...

Na verdade às vezes a gente não precisa entender nada...basta continuar a nadar, como diz minha amada Doris , em"procurando o nemo".

O fato é que ontem, ao sair de uma entrevista de emprego, eu fui ate uma farmácia e, na saída, uns três meninos me abordaram pedindo moedas...é muito triste ver crianças sendo usadas como iscas para conseguir dinheiro. Mas também é um fato a total discriminação com as pessoas mais carentes. Elas são marginalizadas, quase esquecidas pelo poder público...quando lembradas, alguém resolve fazer um cartão para receberem incentivos mínimos, enquanto que deveriam ter o básico: direito à educação de qualidade, saúde, segurança, moradia etc

Toda vez que vejo crianças pedindo dinheiro ou trabalhando nas ruas, penso que o melhor a fazer é não alimentar este vício. Apenas digo não e falo que deveriam estar estudando, pergunto de onde são, cade os pais...mas eles sempre desconversam. Só sei que dar dinheiro nessas horas não resolverá nada...posso pagar um lanche, dar um biscoito, mas dinheiro...nem pensar!

Depois que saí da farmácia fui esperar meu marido sentada num banco na pracinha da cidade aqui...Aí vento vai, vento vem...senta um doente mental do meu lado...

E diz:
-A vida é boa né?

Eu olhei pra ele...ele tava com um saco nas mãos, comendo alguma coisa ...não sei parecia farinha...não fiquei encarando tanto ele...embora soubesse que não poderia nunca me virar de costas para ele...

Durante um estágio num hospital psiquiátrico da minha cidade, estava lá eu toda de branco (ECA! odeio branco) no meio de todos os doidinhos...O espaço era grande, estavam por lá médicos, enfermeiros(Oi...eu!), técnicos de enfermagem e os doidinhos...uns passeavam de mãos dadas, outros sentados no chão gesticulando sem parar... e, de repente, um vem por trás de mim e me agarra...pronto!Eu fui motivo de piada por meses...Não! não aconteceu nada demais...eles tiraram ele das minhas costas e eu fui me recompor!

Mas, voltando à praça, o doidinho da praça, enquanto comia a coisa estranha dele, me questionava se eu tinha filho, quem eu estava esperando, e se a vida era boa, o que mais me desconcertou!

Eu disse: é a vida é boa...tenha fé...acredite a vida é boa.

Ele então parou, olhou o saco de comida, me olhou, perguntou mais umas 10 vezes a mesma coisa e disse: É! A vida é boa!

Enquanto isso algumas pessoas me olhavam desconfiados...era como se eu precisasse de ajuda...me olhavam com olhos de quem diz: "Ei...quer que eu te tire daí? O que aquela mulher tá fazendo conversando com aquele doido?"

E eu achando interessantíssimo ver a precaução deles...mentira...puro preconceito!!!

Como doentes mentais são marginalizados...largados...tratados pela própria sorte! O governo não tá nem aí...as pessoas temem serem agarradas e agredidas...fora os familiares que sem saber cuidar, acabam perdendo o controle.

Eu já tive contato com menidos de rua sabia... Eu e mais um grupo de jovens, preparávamos hot dog e levávamos para os mendigos e meninos que moravam numa praça, numa região bem "perigosa" da minha cidade, durante a noite.

E esta experiência me ensinou muitas coisas...pude ver que muitos daqueles que estavam alí eram dependentes químicos, lúcidos, alguns até tinham terminado o períodos escolar, mas eram viciados em droga e a família tinha explusado eles de casa, ou, às vezes, eles próprios queriam viver na rua, para poderem usar a droga mais facilmente. Outros queriam sair daquela vida, mas não conseguiam ajuda prática...como um lugar para reabilitação.

Algumas crianças, emboram tenham corpo e idade, não são mais crianças...eles já viram de perto a dificuldade da vida, foram largados no mundo do vício e são usados pela própria família.

Quando falamos em doente mental as coisas pioram muito, porque parece que a sociedade enxerga eles como seres não pertencentes a este mundo...de fato são...alguns, dependendo da doença mental, possuem um mundo próprio, mas nunca deixarão de ser pessoas e deveriam ser cuidados com maior amor, maior dedicação e respeito. Muitas doenças mentais tem tratamento, seja ele medicamentoso ou psicoterápico, mas, a pena maior que sinto, é de quem não tem tratamento...quem possue um bichinho dentro de sí, chamado egoísmo, e só é capaz de pensar e agir de acordo com seu umbigo.

Para estes sim...eu nunca darei as costas, porque estes te apunhalam sem nem mesmo perder o juízo, sem ter razão, sem passar fome ou saber como é a miséria humana. Para estes só a pena...só orações, porque, às vezes, só Deus mesmo para dar conta de tanta indiferença!

terça-feira, 7 de julho de 2009

terça selada!!

Oba oba oba!!!!
Ninguém fica tão contente como eu quando ganho selinhos!!! :)
Minha linguinha passa de nervosa à calma num instante!
Ai, Olha como eles são lindinhosssss!!!!!

Esnte selinho meigo foi de Karen. Obrigada, linda!


Regras: Indicar os 10 blogs 'Carpe Diem' na sua opinião e responder o que significa "colher o dia" pra você.
Eu sempre achei que viver o momento presente de uma forma equilibrada é o exercício mais difícil da vida. Mas é isto o que tento fazer...ainda sou aprendiz...porém continuo a nadar até o fim!

Blogs Carpe diem:

Este foi de Nina, uma mocinha, danada, que encanta nosso time de blogueiros!!

Este eu indico para o blog do Paulo Tamburro, carioca, patriota, que me faz viajar quando leio seus textos!

Estes outros foi meu sweet Mauri que mandou!
Love, kiss for you!


Regrinhas básicas:
Escrever 5 coisas que são ROXIE:

Sobre música: adoro samba(beija-flor), mpb:adriana calcanhoto, vanessa da mata, ivan lins, os da minha terra!

Sobre televisão e cinema: sem censura(adoro debates), seriado dr. house md(seriado médico), comédia romântica(bridget jones), drama(um sonho de liberdade, diário de uma paixão) e suspense.

Sobre países que gostaria de conhecer: o brasil inteirinho (lindo lindo), portugal(costumes, ascendentes), austrália(ondas), itália(roma e veneza)), suiça (neve e chocolate)

Sobre cores favoritas: azul, lilás, preto, vermelho e verde

Sobre hobbies: embalar na rede, livros, nadar no mar, cinema com pipoca,conversar com amigos.

5 Indicados:

Blog do Gio
Palavrinhas: Marcelo Cândido



Listar 10 coisas que eu curto e depois indicar 10 pessoas pra ganhar este selo:
  1. Deitar na rede e refletir sobre a vida;
  2. Animais ( minha cachorra brincando de bola, coelhos roendo folhas, ver patinhos nadando, observar uma preguiça na árvore, a aranha fazendo a teia...adoro animais!)
  3. Ver tv;
  4. Ler um livro;
  5. Tomar banho...de mar, rio, igarapé, mangueira!
  6. Ir ao cinema, comer pipoca e me esticar naquela poltrona no escurinho...
  7. Navegar na net...
  8. Sonharrrr!
  9. Comer chocolate
  10. Ir a praia


domingo, 5 de julho de 2009

Esse blog dava um livro!

Livros são realmente mágicos!

É incrível o poder que eles tem sobre nossos sentidos. A gente se desliga do mundo e é capaz de se sentir no lugar descrito, sentir o cheiro até...isso quando o livro é bom lógico! Eu, por exemplo, adoro livros que contam histórias...daquelas que nos inserimos no ambiente, vizualizamos detalhes e passamos a ser personagens vivos! Livros de humor também são ótimos para relaxar...pensar besteiras, boas, faz bem pro coração!

O fato é que navegar por entre blogs me dá todas estas possibilidades...me encanto com histórias, reais ou não; rio com comédias do cotidiano; observo o modo das pessoas encararem a vida; aprendo muito sobre novas culturas; e sou convidada a refletir sobre temas variadíssimos...Isso tudo me distrai, agrega valores, desenvolve minha percepção e me impulsiona para viver!!

Então, como o Fábio, também concordo que muitos blogs, ou todos eles, dão um livro! Porque cada linha que escrevemos faz parte da vida de cada um de nós, portanto, deste mundo blogueiro sairiam livros incríveis!!!

Boa idéia, Fábio!!
Lindíssimo o seu selo!
Também me senti honrada com sua indicação!
Obrigada! :)


E o selinho vem com duas perguntinhas que devem ser respondidas:

1- Qual é o seu livro favorito?

Nossa que difícil!!! Mas vou falar de um recente... O vendedor de sonhos, de Augusto Cury, é um livro que nos faz refletitr sobre nossos valores perante a vida.

2-Se você estivesse lançando um livro, qual seria, o nome da obra, e a história?

Essa é mais difícil ainda, heim! Mas eu faria um livro sobre a minha mãe, contando sua experiência de vida. Agora o nome...aff! "Estar no mundo, pertencendo ao céu."

Bem, talvez eu reflita melhor...Mas não poderia deixar passar este selinho que me fez tão bem!

E, pedindo licença ao Fábio, vou contribuir para que este selo navegue pela net, visite muitos blogs e faça os blogueiros muito muito felizes!!

Indico:

Receita

Oi pessoal!

Bom domingo para todos!
Esta foto linda :) é do BRIGADEIRÃO!
Neste exato instante, um pedaço dele é devorado, e está indo direro pro bucho do meu maridinho!
Domingo, longe das ordens do chefe, meu marido fica ocioso, passando pelos canais da Tv, limpando o xixi da cachorra ou na net jogando games de monstros e coisas do gênero...então um docinho vai bem!
Mas preciso dizer pra moça que trabalha aqui em casa (EU!) parar de fazer estas coisas meigas, porque precisamos perder alguns muitos quilos...entonces...creio que outro desses só pra agradar visita...meu forno não verá tão cedo esta figurinha passeando por lá!
Dietas á parte...o bichinho é BOM DEMAIS e pra quem gosta de chocolate...um prato cheio!
Se você está com vontade, indico que vista o avental, separe os ingredientes, saia da internet e vá para a cozinha preparar a belezura da foto. Por isso... aí vai a receita!!!!

BRIGADEIRÃO

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado (aquele da MOÇA é o melhor sme dúvida!)
  • 1 e 1/2 xícara de chá de chocolate me pó (por favor abra a mão e compre o da GAROTO)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 xícara de chá de mateiga derretida (deixa a bendita esfriar depois de derreter)
  • 4 ovos ( sem a casquinha, please)
  • 2 xícaras de chá de leite (integral...já que é doce..vai com tudo!)
  • chocolate granulado pra decorar

Modo de Preparo (que difícil!!!)

  • bater os ingredientes no liquidificador (favor peneirar o chocolate e o açúcar antes e coloque os líquidos primeiro)
  • untar a forma (com buraquinho no meio) com manteiga e um pouco de açúcar e adicionar a mistura do liquidificador.
  • levar ao forno, em banho maria, por +ou- 1hora. A temperatura que eu faço é de 200°C mais ou menos...mas pode ser 180°C...cada um sabe o quanto seu forno esquenta!!! O ponto é quando vc enfiar uma faca, pro exemplo, e ela sair limpa...nem tão limpa né, afinal o bicho é dengoso sabe...ele vai sempre querer grudar um pouquinho!
  • Desligar o forno, esperar esfriar e levar à geladeira por 3 hs e desenformar. Aí então decore com o granulado e sirva geladinho!
Segura a baba, meu bem!!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

vou me pintar de azul!



de repente sexta feira
a tendinite disse (Oi! querida,estou aqui!)
me vi sentada, meio torta, numa rede, em frente ao pc
e o que me veio à cabeça, entre um "look" nos blogs, um papo no msn e uma visita ao orkut, foi uma vontade de VOAR
de ser livre
de não ter relógio, nem regras
de simplesmente pegar o passaporte, como a Sil , e sair voando....sem rumo, sem cor, sem cheiro, sem forma, sem dúvidas, sem nada...só eu, o céu, o infinito e o mar!
o mar é tudo pra mim
sei lá...ele me fascina
a água me revigora, me faz renascer
acho que ele me faz sentir como no útero de minha mãe...aconchegada, protegida, leve, feliz!
e era tão bom lá dentro do útero da mamãe que eu não queria nascer...
foi! na hora do parto me agarrei em suas costelas e foi por isso que nasci meio roxinha, com uma circular de cordão umbilical e a mamãe, coitadinha, teve duas costelas quebradas...
mas eu nasci...respirei o ar poluído do mundo, chorei, porque sabia que não seria fácil...quantas dificuldades ainda aparecerão!!!
não temo a morte...temo a dor...a dor machuca, a dor me tira do sério, me faz ver o dia cinza...e é por isso que sinto a necessidade de me pintar de azul e voarrrrr VOARRR!

bom final de semana para todos, meus amigos!
e VOEMMMM para onde houver ALEGRIA!
bjs :)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A terra que seca e a fé que nunca se renega.




Viestes a mim com lágrimas nos olhos
fincastes os joelhos no chão
erguestes a tuas mãos ao céu
rogastes por socorro

Mas nada parecia mudar
a terra continuava seca, sem vida
voltastes ao teu lar já sem esperança
e eis que ao ver o sorrido de uma criança
redescobristes a fé, combustível para cada mudança

Pegastes o arado, as sementes e a força
te pusestes a chorar, e já quase louca
volvestes teus olhos numa súplica de dor
porque tinhas perdido teu ânimo e a vida seguia sem ardor

Mas eis que ao semear a terra, a planta vingou
como num milagre, chuva fina ajudou
e nos teus olhos brotou nova chama de amor

Era a terra seca e antes sofrida
que hoje, após a fina chuva, encontrava vida
devolvia a ti toda esperança no olhar
e te pedia pra dela nunca deixar de cuidar.

Por Vívian Fontini

quarta-feira, 1 de julho de 2009

pequenas empresas e grandes negócios...



Tá...
Meus neurônios estão tentando entender porque alguém importaria lixo da europa....
Tudo bem...eu não sou tão ingênua...
Vamos ver algumas opções de respostas:
  1. talvez ele tenha recebido dindin para importar o lixo;
  2. talvez a europa esteja achando que o Brasil ainda está sendo descoberto.É uma terra sem lei, sem dono, sem pátria...importamos então qualquer um para tomar conta do pedaço! Até lixo!
O fato é que eu fiquei IRRITADÍSSIMA com tal notícia que vi ontem no jornal...
Descobriram vários conteinêres, que foram importados da Europa (Inglaterra), entupidos de lixo, nos portos brasileiros.

Eu disse LIXO: restos de comida, roupas velhas, lixo hospitalar, materiais orgânicos...e além disso...foram encontrados caixas com brinquedos estragados e sujos...com uma cartinha que pedia que os brinquedos fossem entregues às crianças pobres do Brasil, e um lembrete "favor valar antes de usar!"

Meu Deus!!! Onde eu estou?

Tão importando lixoooooooooooooo!!!

É o cúmulo!

Segundo o noticiário, a Europa está com problemas para estocar seu lixinho...eles nao tem mais espaço para isso...e o espaço lá tá pra fazer o que hein?? O que nós temos com isso? Quer dizer que meu vizinho caga e eu tenho que ficar com a merda, porque o vaso dele tá entupido?
PO**!
É uma sacanagemmmm!

 
2007 Papeis Krista'' /Por Elke di Barros